quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O QUE É AMIZADE ?

Daiane Simões


PALAVRAS-CHAVE: AMIZADE, CONCEITOS, SENTIMENTO.

RESUMO: O presente “artigo” busca definir o conceito de amizade, propõe a discussão sobre conceitos já formulados. E foi escrito com base numa pesquisa de campo, observações e relatos.

Contextualização
Quando foi proposto à temática, conceito de amizade, à pesquisadora a penas a título de reflexão se fez necessário contextualizar o mesmo.
Vivemos na Era da Informação, na qual ocorre uma grande troca de conhecimentos facilitada pelo uso das tecnologias, sociedade que se torna fria e com diversos valores sendo distorcidos, entre estes valores está amizade.
Entendemos a amizade como sentimento, como valor, por isso existe dificuldade para descrevê-lo, mas buscamos apoio inicialmente no Dicionário da Língua Portuguesa da Avenida Gráfica Editora e encontramos a seguinte definição:

Amizade (sf)1. Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2. Amor.

E encontramos a seguinte definição para amigo no Dicionário Prático da Língua Portuguesa da Difusão Cultural do Livro:

Amigo (adj) 1. Que ama, estima, aprecia. 2. Aliado. 3. amigável, amistoso. (Sm) 4. Homem ligado a outrem por laços de amizade. 5. Companheiro, amante. 6. Defensor, aliado, protetor. 7. Partidário simpatizante. 8. Propício favorável.


Resgataremos estes conceitos mais adiante agora é necessário provar nossa primeira afirmação sobre valores que estão sendo distorcidos, podemos perceber através do texto da composição de Sergio Lopes “Eu descobrir o amor”


“Dizem que amor verdadeiro é como sonho feliz, felicidade que passa e não volta outra vez, dizem que não vale a pena buscar encontrar o amor porque é tesouro escondido sem mapa para nos guiar, no começo até acreditei nesta estória o amor foi banido da minha memória...”

Notamos, desta maneira o quanto a sociedade vem maltratando tais sentimentos e valores.

Analisando conceitos

O conceito do Dicionário da Língua Portuguesa da Avenida Gráfica Editora para amizade a situa como sentimento que liga pessoas sendo sentimento o amor. Na música “Amor e sexo” de Cilse Mariane Honório, Rita Lee, Roberto de carvalho e Arnaldo Jabor encontramos uma pequena descrição para amizade:

“... Amor sem sexo é amizade...”


O que significa que o que rege a amizade é o amor, mas os leitores podem questionar como foi apresentado da música “ eu descobrir o amor” que não acreditam no amor ou que não sabem o que amor a melhor definição já escrita para o amor pode ser encontrada na Bíblia na primeira Epístola Aos Coríntios capítulo 13, aqui apenas deixaremos as principais características presentes nos versículos 4 – 7.

4 O amor é sofredor, é benigno: o amor não é invejoso: não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal ;
6 Não folga com injustiça, mas folga com verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Tal sentimento é o mais preciso e este está presente na amizade e podemos o relacionar com a definição dada no Dicionário Prático da Língua Portuguesa da Difusão Cultural do Livro para amigo, aquele que ama, estima, companheiro, defensor ligado por um laço a amizade que é alicerçada no amor, que embora sofra não se porta com indecência por isto mantém o sentimento, pois apesar de as vezes machucar não faz com que ele se esfrie.


Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, “A Identidade” “diz que toda amizade é uma aliança contra adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos”.


Então para que serve um amigo?


Quando se pensa em aliança lembramos de algumas alianças como a feita entre Deus e Noé ( Gênesis 6.13-18), mas na Bíblia encontramos uma aliança feita entre homens, por amigos, como a aliança feita por Davi e Jônatas ( 1 Samuel 18.1-3). Se amizade é um laço, este laço representado em um casamento por um anel nomeado aliança que representa um compromisso que ninguém sabe onde terá fim. Mas para que serve um amigo? Nossos leituras fazem alguns questionamentos “Para que serve um amigo? Para rachar a gasolina, emprestar a pranchar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra.Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.” Medeiros no Livro da Tribo(2001: 233)
Um amigo completa aquilo que a família já não consegue completar, simplesmente porque um amigo “agente” conquista ou é conquistado.
Em nossa pesquisa em campo realizada numa classe de Educação de Jovens e Adultos percebemos como o conceito amigo está desgastado encontramos as seguintes falas:

“A minha amizade é dinheiro no bolso” “ antes de ter certos amigos melhor não ter”


Para eles os amigos servem para:

“Saí para beber” “ir na festa”


Amigo x colega

Enquanto, amigo é um companheiro o qual atribuímos intimidade, o colega segundo o Dicionário Prático da Língua Portuguesa da Difusão Cultural do Livro é :


Colega (S.) 2g. 1. Pessoa da mesma corporação, profissão, classe ou função.

Muitas vezes um colega passa a ser titulado como amigo, mas colega é aquele que divide um tempo relacionado a trabalho, escola, profissão e pouca conversa sobre assuntos extremamente pessoais.
São necessárias boas relações com colegas de todos os âmbitos para que desta maneira se desenvolva diversas atividades na corporação, proporcionando um ambiente amistoso de convívio. As relações com amigos são diferentes, pois amigos estão no mesmo local apenas pelo prazer de estar juntos independentemente do que estejam fazendo.


Conclusões

Quando nos foi proposto fazer uma reflexão sobre o tema amizade nos veio à cabeça um episódio onde a pesquisadora pode perceber como são fortes a relação amor e amizade. Quando você ama alguém não importa o que ela faça, nada vai fazer que você a ame menos, mas você reavalia, se vale a pena continuar a relação com ela não importando o tipo de relação com a pessoa. È uma questão de personalidade. Fazer uma reflexão sobre amizade nesta sociedade globalizada tendo em vista contextos de vida tão diferentes exige uma “rigorosidade metódica”, pois mexer com sentimentos e falar sobre eles é algo difícil.
Então, para esta pesquisadora que esta iniciando os estudos sobre o tema é desafiador, pois proporciona um olhar cauteloso sobre o outro, sobre como outro (amigo) se deixa vê, se permite fazer parte da vida se outrem.
Desta forma, amizade é um sentimento. E amigo um companheiro. Quanto ao episódio o que podemos dizer... os seres humanos são diferentes, precisamos aprender a aceitá-lo como são, lhes dá oportunidade para reconhecer seus erros e/ou diferenças. Amigos são verdadeiros e se percebem.

Nenhum comentário: